Paço Episcopal Bracarense - Braga, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 33.052 W 008° 25.580
29T E 547842 N 4600070
Quick Description: [PT]O Paço Episcopal Bracarense localiza-se no centro histórico da cidade de Braga.[EN] Old Archbishop's Palace is located the historic center of city of Braga.
Location: Braga, Portugal
Date Posted: 1/23/2012 10:42:24 AM
Waymark Code: WMDK2K
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 3

Long Description:
[PT]
"O Paço arquiepiscopal de Braga é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e, simultaneamente, um dos que mais intimamente está ligado à história da urbe, desde os tempos medievais até à actualidade. Desconhecemos quase tudo em relação às suas origens (com certeza contemporâneas da criação da diocese e, posteriormente, do arcebispado), mas a partir do século XIV, e durante os seis séculos seguintes, a história do monumento é de tal forma rica que dificulta mesmo qualquer estudo monográfico do conjunto.
São quatro as grandes fases de construção do monumento, ainda hoje bem visíveis. A principal, e a que possui maior impacto, é a gótica. O seu início deve remontar à década de 30 do século XIV, altura em que o arcebispado era regido por D. Gonçalo Pereira, mas a sua configuração geral pertence já ao século XV, na sequência da campanha construtiva empreendida por D. Fernando da Guerra, arcebispo entre 1422 e 1436. Sob o comando de Mestre Fernão Martins, as obras duraram cerca de duas décadas, estando a torre principal concluída em 1439. Este corpo gótico foi bastante adulterado no século XX, mas mantém algumas das características essenciais. Ocupando grande parte do alçado virado para o Jardim de Santa Bárbara, compõe-se de vários corpos, a diferentes registos, mas cujo aparelho construtivo de granito (onde existem algumas pedras almofadadas de tradição clássica), e a uniformização estética das obras de restauro, lhe consagra uma notável homogeneidade estética. Antes da intervenção da DGEMN, tinham sido vários os acrescentos, desde janelas de feição moderna até a adulterações dos pisos originais. Hoje, a sua torre apresenta três andares e os vãos (de arco quebrado) foram dispostos nos alçados de forma simétrica, numa procura consciente de uma ideia de medievalidade que, o mais natural, foi nunca ter existido.
A segunda grande campanha construtiva deste espaço ocorreu no século XVI. Por iniciativa de D. Diogo de Sousa, um dos arcebispos incontornáveis da história bracarense, as obras privilegiaram as fachadas que confrontavam com a Rua do Souto, aquela que mais directamente dava para o centro histórico. Dois equipamentos marcam claramente esta campanha e revelam bem o conteúdo erudito, cenográfico e de prestígio pretendido: diante da fachada principal, a Fonte dos Castelos (assim denominada por apresentar uma decoração essencialmente com castelos) impressiona pela sua dimensão; a Leste, uma grande galeria, de feição maneirista, de dois registos sendo o térreo parcialmente aberto em arcadas, reforça a planta quadrangular da praça.
De maior amplitude foram as obras barrocas, que se desenvolveram ao longo de toda a primeira metade do século XVIII. D. Rodrigo de Moura Teles ampliou o conjunto e o seu sucessor, D. José de Bragança, encarregou-se de dotar as obras de um cunho bem mais aparatoso. Em 1866, este corpo foi totalmente consumido por um incêndio. O que hoje observamos resulta de uma reconstrução integral executada nos anos 20 e 30 do século XX, campanha que conferiu ao monumento uma fachada tripartida de impacto cenográfico, com corpo central ligeiramente recuado e a dois registos, ladeado por dois corpos quadrangulares de alçados definidos em três andares.
Mas o aspecto actual de todo este imenso conjunto edificado é o produto das obras de restauro, efectuadas nas décadas de 30 e 40 do século XX. Imbuídos de um espírito pretensamente neo-gótico, os restauradores dotaram a ala gótica de uma ambiência medievalizante, recorrendo a paredes nuas, ostensivamente revelando o aparelho construtivo.
No último século, foram muitos os serviços aqui estabelecidos. De Quartel de Infantaria a tribunal, de Museu a Quartel dos Bombeiros Municipais, de Loja municipal a sede do Instituto Minhoto de Estudos Regionais, o conjunto está, hoje, convertido em Reitoria e Biblioteca da Universidade do Minho, função que reverteu para a comunidade um dos mais notáveis edifícios bracarenses."

Fonte: (visit link)



[EN]
"The Archiepiscopal Court (in Portuguese, Paço Arquiepiscopal) or the Old Archbishop's Palace is a palace in Sé, district of Braga, Portugal.

The Palace is a set of three different buildings with distinct characteristics and time periods.

The Eastern wing (facing the Santa Barbara Garden is of Gothic style and dates to the 14th and 15th centuries.

The Western wing (facing the Municipio Square) was built in the 18th century in the Portuguese Northern Baroque style.

The South wing, defining the Paço Square, is composed of various buildings from the 16th, 17th and 18th centuries.

Presently, the building lodges the Rectorate of the University of Minho, the Public Library and the District Archive."


From: (visit link)
Designação (Name): Paço Episcopal Bracarense

Categoria de protecção (Classification): IIP - Imóvel de Interesse Público

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Religiosa / Paço

Concelho (City): Braga

Página do Património na base de dados do IGESPAR (Page of the Heritage at the IGESPAR database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
FBBHaegar visited Paço Episcopal Bracarense - Braga, Portugal 6/28/2009 FBBHaegar visited it