Citânia de Sanfins - Paços de Ferreira, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 19.469 W 008° 23.160
29T E 551384 N 4574960
Quick Description: [PT]É uma das mais importantes zonas arqueológicas da civilização castreja na Península Ibérica. [EN]It is one of the most important archaeological areas of fortified civilization in the Iberian Peninsula.
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 5/5/2014 9:18:59 AM
Waymark Code: WMKN6X
Published By: Groundspeak Premium Member Team Farkle 7
Views: 2

Long Description:
[PT]
"A Citânia de Sanfins localiza-se quase na sua totalidade na freguesia portuguesa de Sanfins de Ferreira e a parte sudoeste na freguesia de Eiriz, ambas no concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto.
Está classificada pelo IPPAR como monumento nacional (Dec. Nº 35817, DG, 187, 1ª SÉRIE, 20 de agosto de 1946).
É uma das mais importantes zonas arqueológicas da civilização castreja na Península Ibérica. Surgiu por volta do século I a.C. e ocupa uma área de cerca de 15 hectares, numa colina integrada numa zona de montanhas de afloramentos graníticos, num local estratégico entre a região do Douro e do Minho.
Há vestígios da ocupação do local da Citânia, desde o século V antes de Cristo, embora a grande cidade tenha sido a do tempo dos calaicos, criada entre os séculos II e I a.C.
Nessa época, estima-se que tenham lá vivido três mil pessoas, uma população que vivia essencialmente de trabalhar o ferro, com grande vocação guerreira, ficando outras actividades económicas, como a agricultura, a cargo de outros castros dos arredores, dela dependentes.
Era a cidade-sede de uma região mais vasta, que abrangia as actuais Valongo, Maia e Penafiel, e onde estava o poder político e militar. Os romanos acabariam por lá chegar, poucos anos antes do nascimento de Cristo, mas com dificuldade.
Os primeiros estudos desta Citânia devem-se aos historiadores Francisco Martins Sarmento e a Leite de Vasconcelos. As escavações iniciaram-se em 1944 e prolongaram-se por mais de cinquenta anos."

Fonte: (visit link)

[EN]
"Citânia de Sanfins it is one of the most important archaeological areas of fortified civilization in the Iberian Peninsula.
Appeared around the first century BC and occupies an area of about 15 acres, built on a hill in an area of mountains of granite outcrops, in a strategic region between the Douro and Minho.
There are traces of the occupation of the site since the fifth century BC, although the big city is from the time of calaicos, created between the second and first centuries BC.
It is classified as a national monument by IPPAR"

From: (visit link)
Admission Fee (local currency): 0

Opening days/times:
Horário: 3ª a 6ª feira 10h-12h30 e 14h - 17h30 Sábado e Domingo 10h - 12h30 e 14h - 17h30


Web Site: [Web Link]

Condition: Original function apparent in the remains

Visit Instructions:
No special requirements.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest In Search of the Celts
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log User Rating  
ThePacman visited Citânia de Sanfins - Paços de Ferreira, Portugal 9/13/2011 ThePacman visited it