Pelourinho de Barcelos - Barcelos, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 31.696 W 008° 37.356
29T E 531485 N 4597471
Quick Description: [PT]O Pelourinho de Barcelos encontra-se junto à Igreja Matriz de Barcelos, próximo às ruínas do Paço dos Condes de Barcelos. [EN]The Pillory Barcelos is next to the Church of Barcelos, near the ruins of the Palace of the Counts of Barcelos.
Location: Braga, Portugal
Date Posted: 6/17/2013 4:30:58 AM
Waymark Code: WMHAVT
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 5

Long Description:
[PT]
"O pelourinho de Barcelos é um dos mais emblemáticos pelourinhos nacionais, pelo refinamento artístico da sua concepção. Como a generalidade destes elementos, divide-se em quatro partes fundamentais: plataforma (de quatro degraus), base (neste caso bastante volumosa), fuste hexagonal de grande altura e terminação em gaiola igualmente hexagonal, antecedida por um pequeno capitel decorado inferiormente por um encordoado.
A gaiola é, sem dúvida, o elemento de maior interesse, desenhado como se de uma micro-arquitectura se tratasse. Compõe-se de uma estrutura contrafortada rematada por pináculos, que delimitam o espaço interior da gaiola, esta aberta a partir de janelas. O conjunto é rematado por um pináculo multifacetado que prolonga ainda mais em altura o pelourinho.
Por estes dados, percebe-se como o pelourinho de Barcelos é um dos que melhor atestam o poder simbólico que presidia à construção destes marcos. Quer pela sua altura (hoje reforçada pelo local de destaque que ocupa), quer pela excelência do seu trabalho escultórico, ele testemunha o grau de importância e de carga simbólica da autoridade concelhia no amplo processo de renovação de forais passada por D. Manuel.
Ao longo da sua história, este pelourinho conheceu três localizações distintas. Originalmente, situava-se no amplo largo traseiro à colegiada, diante dos Paços Municipais e dando directamente para o declive que conduzia ao rio. No século XVII, mercê da radical mutação urbanística proporcionada pela capela do Senhor da Cruz e pelo terreiro da feira, este símbolo de autoridade municipal foi deslocado para o Largo da Porta Nova, onde permaneceu até ao século XIX. Nesta última centúria, foi desmontado e disperso, perdida a função para a que tinha sido concebido. O processo de monumentalização das ruínas do Paço condal, e a organização do Museu Arqueológico de Barcelos, determinou nova transferência, desta vez impulsionada por António Ferraz, um dos mais importantes investigadores locais. O local então escolhido foi o largo defronte da Colegiada de Santa Maria, sítio que ainda hoje ocupa, em posição dominante sobre a ponte medieval e a tradicional entrada na cidade, para quem se desloca do Sul."
Fonte: (visit link)

"Dating from the late 15th and early 16th century is the granite Barcelos Pillory. It has a sturdy-looking base and a hexagonal column capped by a highly decorated multifaceted lantern, in the typical late-Gothic style.

It stands in front of the parish church, in a garden that serves to highlight its magnificent appearance."
From: (visit link)
Designação (Name): Pelourinho de Barcelos

Categoria de protecção (Classification): IIP - Imóvel de Interesse Público

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Civil / Pelourinho

Concelho (City): Barcelos

Página do Património na base de dados do IGESPAR (Page of the Heritage at the IGESPAR database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.