Igreja da Exaltação de Santa Cruz - Batalha, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 39° 39.477 W 008° 49.459
29S E 515070 N 4389808
Quick Description: [PT]A Igreja Matriz da paróquia da Batalha é a igreja da Exaltação da Santa Cruz. [EN]The Mother Church of the parish of Batalha is the church of the Exaltation of the Holy Cross.
Location: Leiria, Portugal
Date Posted: 1/27/2012 6:13:24 AM
Waymark Code: WMDKPB
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 2

Long Description:
[PT]
"Integrado numa região onde se erguem alguns dos monumentos mais visitados do país, o território correspondente, na actualidade, ao concelho da Batalha ostenta uma diversidade paisagística e encerra uma riqueza de recursos naturais que explica a presença, no seu termo administrativo, de vestígios de ocupação humana datáveis do Paleolítico, até que o domínio romano marcou indelevelmente o seu solo (designadamente através de Collipo), antes das batalhas decisivas da independência do Reino de Portugal o tornaram conhecido, em definitivo, conduzindo, entre outros aspectos, à edificação do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (ou da Batalha), na sequência da vitória obtida em Aljubarrota (1385).
Mas apesar da forte presença do Mosteiro, a Vila da Batalha foi dotada, ao longo dos tempos, de outros edifícios, nomeadamente de cariz religioso.
Foi o caso da "Igreja da Exaltação de Santa Cruz, matriz da Batalha", cuja construção teve início em 1514, em resultado dos pedidos sucessivamente formulados pela população local, que ansiava por obter uma igreja paroquial.
Concluída em 1532 (data, ademais, inscrita no arco do portal principal), no reinado de D. João III (1502-1557), em pleno centro da Vila, segundo projecto, ao que se supõe, encomendado ao arquitecto covilhanense Mateus Fernandes, a igreja, de planta longitudinal, exibe, muito naturalmente, um traçado manuelino, especialmente evidente no portal em arco, profusamente decorado com grutescos, esfera armilar e cruz da Ordem de Cristo. Não obstante, integra elementos decorrentes de campanhas de obras e de doações posteriores, ocorridas já no período barroco (a exemplo de uma tribuna na capela-mor) e, até mesmo, durante os revivalismos oitocentistas (caso de parte da frontaria), até que um tremor de terra, registado em 1858, derruiu o primitivo tecto de madeira, permitindo o alteamento e novo remate da torre sineira, corria o ano de 1908. Reavivou-se, então, o culto, após um período em que o templo foi votado ao abandono devido à degradação nele registada desde os anos trinta do século XIX. Enquanto isso, o revestimento azulejar policromo, de padrão geométrico setecentista, visível no seu interior provem do extinto convento de Ara-coelis, de Alcácer do Sal, e que para aí foi transferido no decurso de obras efectuadas na segunda metade do século XX, o mesmo sucedendo com a pia baptismal e o altar marmóreo embrechado do absidíolo Sul do Mosteiro da Batalha."

Fonte: (visit link)


[EN]
"the "Church of the Exaltation of the Holy Cross, Battle of the matrix", whose construction began in 1514 as a result of repeated requests made ??by local people, who yearned for a parish church.
Completed in 1532 in the reign of King John III (1502-1557), in the heart of the village, following the plans, attributed to the architect Mateus Fernandes, the church of longitudinal plant, displays, quite naturally, a Manueline route, especially evident in the portal arch, lavishly decorated with grotesque, and armillary sphere Cross of the Order of Christ. However, integrating elements due to restoration works and donations later, occurred already in the Baroque period (the example of a platform in the chancel) and even during the nineteenth-century revivals (where part of the front) until an earthquake, recorded in 1858, overturning the original wooden ceiling, allowing the shot again and heightening the bell tower, was in 1908. Revived, then the service after a period in which the temple was voted to abandon it due to the degradation seen since the thirties of the nineteenth century. Meanwhile, polychrome tile flooring, geometric pattern of eighteenth-comes visible inside the former convent of Ara-Coeli, Alcacer do Sal, and then was transferred to the works carried out during the second half of the twentieth century, as did the marble altar and baptismal font embrechado absidíolo the South of the Monastery of Batalha."

Translated from: (visit link)
Designação (Name): Igreja da Exaltação de Santa Cruz, matriz da Batalha

Categoria de protecção (Classification): MN - Monumento Nacional

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Religiosa / Igreja

Concelho (City): Batalha

Página do Património na base de dados do IGESPAR (Page of the Heritage at the IGESPAR database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.