Pilares da ponte pênsil - Porto, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 08.443 W 008° 36.593
29T E 532740 N 4554452
Quick Description: [PT]Os Pilares que restam de uma antiga ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, classificados como IIP.[EN]The Pillars of the suspension bridge is what remains of an historic bridge, they are classified as Portuguese Heritage.
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 1/28/2015 3:32:57 PM
Waymark Code: WMNA1H
Published By: Groundspeak Premium Member BarbershopDru
Views: 3

Long Description:
[PT]
"A Ponte Pênsil, oficialmente denominada Ponte D. Maria II, era uma ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, em Portugal.

A cerimónia de início da construção foi celebrada a 2 de maio de 1841 ,para comemorar o aniversário da coroação de D. Maria II, ainda que ficasse conhecida como Ponte Pênsil. A construção terminou em 1842, cerca de dois anos depois do início das obras.

Com pilares de cantaria de 18 metros de altura, 170,14 metros de comprimento e 6 de largura, era suportada por 8 cabos (4 de cada lado) constituídos por fios de ferro, transpondo a largura de 155 m do rio.2 A ponte assegurava um melhoramento no tráfego entre as duas margens, substituindo a periclitante Ponte das Barcas.

A sua construção foi entregue à empresa francesa Claranges Lucotte & Cie, de propriedade do Conde Claranges Lucotte, inserindo-se no plano de construção da futura estrada que ligaria o Porto e Lisboa. O projecto foi da autoria do engenheiro Stanislas Bigot com a colaboração do engenheiro José Vitorino Damásio.3 Os engenheiros Mellet e Amédée Carruette colaboraram durante a sua construção.

Foi inaugurada sem qualquer solenidade a 17 de fevereiro de 18435 , durante a ocorrência de grandes cheias do Douro6 , que obrigaram a desmontar com urgência a Ponte das Barcas.

Para testar a sua resistência suportou mais de 105 toneladas, peso esse constituído por cerca de 100 pipas de água. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado.

Em 1887, após a inauguração da ponte D. Luís, a ponte pênsil foi desmontada. Restam actualmente os pilares e as ruínas da casa da guarda militar que assegurava a ordem e o regulamento da ponte, assim como a cobrança de portagens para a sua travessia."
Fonte: (visit link)


[EN]
"Work of the French firm Claranges Lucotte and Company. It was inaugurated in 1843 and fulfilled the need of a permanent bridge connecting Porto and Vila Nova de Gaia. It was said, however, that the bridge shook like "green sticks" and this feeling of insecurity contributed to its short 44yr existence. It was deactivated in 1887 and replaced by Ponte Luis I. Currently, only two stone, obelisk shaped pillars remain."
From: (visit link)
Type: Remnant

Fee: No

Hours:
24/7


Related URL: [Web Link]

Visit Instructions:
Original photographs showing additional views of the Ruin/Remnant or even just its current condition are encouraged. Please describe your visit, especially if no additional photos are available. Did you like the Ruin or Remnant? What prompted you to see the Ruin or Remnant?
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Preserved Architectural Remnants and Ruins
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
bajjab visited Pilares da ponte pênsil - Porto, Portugal 3/5/2015 bajjab visited it
ThePacman visited Pilares da ponte pênsil - Porto, Portugal 9/11/2011 ThePacman visited it

View all visits/logs